domingo, 3 de março de 2024

Rota dos Castelos por Penela e Avô

Rota dos Castelos por Penela e Avô:

2024-03-02-Castelo-de-Penela-cf8b6743

país

No interior do país, os castelos continuam um dos postais para atrair visitantes, por isso não falta quem queira reerguer muralhas, mas desta vez para convidar quem vem de fora.

Postais de muitas localidades no interior do país, hoje os castelos mantêm a importância. Agora não pelo aspecto militar, mas pela garantia dos visitantes. Por isso há quem deseja pela recuperação do património.

A visão sobre o casamento e o Castelo de Penela vale o epíteto de Vila Presépio. Mas, nestes dias, tem sido mais difícil chegar ao topo da penha que, no século XI, foi um dos vários locais a ter mão do incontornável governador de Coimbra, o Moçárabe Sesnando Davides.

Na praça do município existem 65 lugares de estacionamento, paredes meias com as muralhas. Uma obra que até já teve um atraso de quatro meses. Mexer em áreas com séculos de história, sempre traz algumas surpresas.

Também na envolvente foi criado um percurso acessível, que promete mudar a forma de se visitar o espaço.

Mas nem todas as povoações acasteladas têm a oportunidade de usufruir por completo do que hoje um castelo recuperado pode oferecer. É o caso de Avô, em Oliveira do Hospital.

Até a ponte sobre o rio Alva tem pedras com origem na antiga fortificação. Com o castelo recuperado, acredita-se que a sazonalidade do turismo pode ser combatida.

Sem comentários: