sábado, 9 de julho de 2011

Casa do Santo Velho

FAFE (Portugal): Casa do Santo Velho.

Edifício simples de construção seiscentista, de dois pisos, com a capela num dos extremos e um anexo agrícola. O portal dá acesso a um pátio de muro alto e ameias que antecede a entrada da casa, com fachada de desenho simétrico e ampla escada.
O piso térreo tem dependências ligadas à produção agrícola e o andar destina-se à habitação. A casa apresenta hoje um conjunto de volumes de que fazem parte: o corpo principal com planta em "L", ligeiramente aberta, a capela, localizada num dos extremos e mais alta do que a restante construção e um anexo agrícola, junto ao corpo da cozinha, mais baixo. O acesso à casa faz-se através de um interessante portal, formado por duas pilastras que sustentam um frontão triangular interrompido, rematado por 3 fogaréus, e no tímpano, sobre a porta de arco abatido, brasão com as armas de Ribeiros, Queirós e Vasconcelos, com paquife e elmo.
A capela, de construção posterior, tem uma fachada bastante simples. O plano da fachada é rematado por um frontão triangular com um brasão no tímpano.

Fonte: http://www.monumentos.pt/