domingo, 26 de junho de 2011

Claraboia da Casa da Cultura de Fafe

FAFE: Claraboia da Casa da Cultura (antiga casa do Santo Novo).

As casas dos "brasileiros" são verdadeiros palácios, afirmando-se como espaços de prestígio, pelas dimensões e concepção arquitectónica. A sua constituição mais corrente era:
    - Casa de rés-do-chão e andar, de linhas horizontais, com telhados de quatro águas, com paredes grossas de pedra e esquinas, soleiras e ombreiras de cantaria. As fachadas são amplas, compostas de rés-do-chão e andar nobre, com numerosas portas e janelas, apresentando um mezanino ou piso suplementar. Os átrios interiores de pedra lavrada, de onde parte a escada de acesso ao andar que se desdobra em dois lanços, iluminada por clarabóia.

sábado, 18 de junho de 2011

"Casa do Brasileiro"

FAFE (Portugal): "Casa do Brasileiro"

Na segunda metade do século XIX e primeira metade do XX, os emigrantes de retorno edificam em Fafe as suas habitações, definindo um recorte arquitectónico original. Nesta perspectiva, algumas edificações (o palácio, a casa apalaçada vertical ou horizontal e o palacete) remetem para um quadro de leitura urbana da “Casa do Brasileiro”, como expressão de representação simbólica de retorno.