terça-feira, 26 de maio de 2009

Casa brasonada

PONTE DE LIMA (Portugal): Casa brasonada.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Paços do Concelho

PONTE DE LIMA (Portugal): Paços do Concelho.

Edificados originalmente no 2º quartel do séc. XVI foram diversas vezes reconstruídos, tal como em 1573 em que se reergueu um notável edifício de que restam hoje apenas algumas paredes a sul e uma janela no interior.
Em 1677 reconstruiu-se a escadaria principal, datando de 1751 a construção do corpo posterior.
Em finais do séc. XIX e durante o Estado Novo, introduziram-se profundas alterações interiores tais como o alteamento dos pés direitos, datando de 1997 a fixação da sua traça actual.
Chegaram a estar aqui instalados, cumulativamente com a Câmara Municipal, o Tribunal da Comarca, o Teatro D. Fernando e a Real Associação dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima.

Fonte: http://www.cm-pontedelima.pt/

terça-feira, 19 de maio de 2009

Casa torreada dos Barbosa Aranha

PONTE DE LIMA (Portugal): Casa torreada dos Barbosa Aranha

Edifício do século XVII, é uma casa-torre urbana de construção maneirista, coroada de merlões e gárgulas de canhão sobre a cornija, com uma forte presença no centro histórico. Pertenceu, entre outros, ao Conde de Calheiros e António Mourão.
A denominação deve-se ao brasão de armas dos Barbosas Aranhas no frontispício.

domingo, 17 de maio de 2009

Palacio de los Guzmanes

LEÓN (Espanha): Palácio de los Guzmanes.

Mandado construir por Juan Quiñones y Guzmán, bispo de Calahorra, na segunda metade do século XVI. O seu projecto deve-se ao mestre canteiro Rodrigo Gil de Hontañon, conhecido pelo excelente trabalho que realizou nas catedrais de Salamanca e Segóvia.
A família dos Guzmanes era uma das mais poderosas e influentes de León.

sábado, 16 de maio de 2009

Paço do Marquês de Ponte de Lima

PONTE DE LIMA (Portugal): Edifício do Paço do Marquês, do século XV.

A Antiga Alcaidaria-Mor funciona actualmente como posto de informação turista e, simultaneamente, mostra e venda de artesanato. Incorpora, ainda, um núcleo museológico.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Casa Botines

LEÓN (Espanha): A "Casa Botines"

É uma ilustre obra de Gaudi, de estilo neogótico. Apesar do aspecto medieval, Gaudi utiliza no edifício uma concepção arquitectónica moderna, tanto no aspecto construtivo, como artístico e de utilização do espaço.
O edifício tem uma forma trapezoidal, flanqueado por quatro torres, rematadas por pináculos. As janelas são inspiradas nas da catedral leonesa.
Hoje sede de um famoso banco espanhol, o edifício foi originalmente concebido para o negócio de tecidos no seu andar inferior e sótão. Os restantes andares eram para habitação.

terça-feira, 5 de maio de 2009